10 Ideias de presentes e experiências para idosos

Foto por Andrea Piacquadio em Pexels.com

O que dar de presente de Natal para idosas e idosos?  Vai chegando o fim do ano e a lista de presentes começa a ser preparada. Se você tem na sua lista pessoas acima de 50 anos, as opções sempre parecem ser mais difíceis. Mas peraí…50 anos já é idoso? Pois é, poderíamos falar de presentes para os envehecentes (50+), sêniores, os avós, terceira idade, quarta idade (80+), melhor idade, velhos, etc.

Estamos falando de um mercado onde os rótulos estão cada vez mais difíceis, no chamado mercado da economia prateada, ou mercado da longevidade. As pessoas acima de 50 anos são muito diferentes, pois podemos falar de 50 até 100 anos, com níveis de qualidade de vida diferente, situações familiares, econômicas e de saúde muito particulares.

Mas nos últimos meses, quase todos tiveram experiências muito próximas: a quarentena, com diferentes níveis de confinamento, quando a maioria ficou reclusa em suas casas, com cuidados e vigilância dos demais membros da família. Alguns eram ‘proibidos” de colocar o pé da rua, principalmente no início da pandemia da Covid-19. A ideia da finitude, e da necessidade de aproveitar a vida enquanto se pode, nunca ficou tão evidente. Agora estão loucos para usufruir mais ainda da vida e ter uma “revanche” contra esta restrição.

E aí chega o Natal e você aparece com mais uma meia ou um par de chinelos? Tenha dó! E não vá cair na velha conversa de que “não estou precisando de nada, basta um abraço”.  Pois no fundo, todo mundo acredita em Papai Noel e gosta de um carinho em forma de presente, mas isto não quer dizer que eles precisam vir em caixas embrulhados com uma fita de cetim.

Encontrar o presente perfeito pode ser demorado e frustrante. A pandemia ainda não acabou e, portanto, os cuidados devem ser mantidos. Então como juntar presente, com vontade de colocar o pé da rua, ver gente, experimentar coisas novas e ainda assim não colocar nossos queridos em risco?

Existe um presente significativo para todos, de acordo com as condições de cada um, e encontrar o presente certo mostra aos amigos e familiares o quanto eles significam para cada um de nós.

Não existe uma receita de sucesso, mas com os ingredientes carinho, atenção e amor, não há chance de dar errado. Abaixo fizemos uma lista de ideias e sugestões, de atividades, de lazer, entretenimento e bem estar, que podem ser feitas juntas (eles iriam amar passar um tempo com você) e se seguindo os protocolos de higienização e cuidados, podem ser feitos sem oferecer muito perigo.

Foto por Pixabay em Pexels.com
  • 1) Day spa – Se for possível, leve o presenteado até um local próprio e faça tratamentos variados. Caso, tenham restrições para sair, contrate um/uma  profissional de massoterapia e prepare um cômodo especial para o tratamento. Coloque uma música adequada, uma vela aromática, separe lençóis e toalhas macios, diminua e luz e prepare o local de forma bem relaxante.
  • 2) Scrapbook – terminologia em inglês para definir um livro com recortes, uma técnica de personalizar álbuns de fotografias com fotos, convites, adesivos, ingressos, passagens aéreas, papel de balas e qualquer outro material que possa ser colado e guardado no interior de um livro. Com canetas coloridas, pode ser escrito o significado de cada coisa, contando uma história. Seria uma excelente oportunidade de organizar fotos do seu ente querido e também uma ferramenta, para avivar a memória, quando as coisas começarem a ficar embaralhadas na cabeça.

As fotos acima foram enviadas por Debora Prass, que é professora de scrappbook e que presenteia sempre seus pais e avós com lindas álbuns. contato: instagram @mystoryinpaper e www.deboraprass.com.br

  • 3) Assinaturas de clube diversos. De acordo com a preferência, gosto, hobbies ou atividade preferida. Tem muitos clubes interessantes, que por uma mensalidade, todo mês a pessoa será “presenteada”: livros, cervejas, vinho, roupas, tem até clube de risco de bordado, não é incrível? Pense em como ficará feliz a pessoa que você ama, todos os meses recebendo novidades.
  • 4) Voo de helicóptero ou de balão sobre a cidade – não está disponível em todos os lugares, mas já há algumas cidades que oferecem esta opção. Às vezes pensamos que as atrações turísticas de onde vivemos , ou em cidades próximas de onde moramos, estarão sempre ali e não tomamos a atitude de ir conhecer com outros olhos. Pense como emocionante seria ver de cima.
  • 5) Uma aula especial de um esporte que a pessoa sempre disse que gostaria de praticar , mas que nunca teve oportunidade, coragem ou disposição: surf, hipismo, canoagem, pilotagem, escalada, etc. Existem muitas experiências interessantes, que com um professor dedicado e experiente, pode proporcionar momentos inesquecíveis e emocionantes.
  • 6) Curso de gastronomia ou Mixologia – com um master chef ou de especialista em drinks. Muitos profissionais renomados estão dando cursos curtos para iniciantes. Se seu ou sua “coroa” forem interessados no assunto, este é um presente certeiro!
  • 7) Ensaio fotográfico–  Se a pessoa for mais “saidinha”, um ensaio sensual, existem fotógrafos especializados que podem ajudar muito a melhorar a autoestima de qualquer um. Caso a pessoa seja muito conservadora, também vale um ensaio com a família toda. Uma maneira de integrar mais ainda todos os membros da família.
Foto por Italo Melo em Pexels.com
  • 8) Jogo da história e preferências.  Faça uma lista de perguntas sobre o passado da pessoa. Um jogo de perguntas e respostas, onde os membros da família vão ganhando pontos quando acertar. Onde nasceu, onde estudou, qual o primeiro namorado, músicas preferidas, filme inesquecível, etc. Será um momento de conexão e diversão para todos.
  • 9) Aula de instrumento musical. Quase todo mundo tem um pouco de frustação de não saber tocar, ou aprimorar suas habilidades musicais. Contrate um professor e satisfaça esta vontade!
  •  10) Turistar – não precisa viajar de avião para uma longa viagem. Sempre há lugarzinhos interessantes por perto. Um fim de semana numa pousada em meio a natureza, vai trazer um grande alento para quem ficou tanto tempo trancado em casa.
Foto por Maryia Plashchynskaya em Pexels.com

Lembrem-se a pandemia não acabou! Todas as atividades podem ser feitas respeitando as recomendações das autoridades de saúde. O importante é procurar meios e oportunidades para  “viver tudo o que há para viver”.

Gostou da lista? Se tiver outras ideias, compartilhe conosco. E se você já oferece alguma experiência para este mercado, está no caminho certo, pois afinal, é o segmento que mais cresce no Brasil. Se ainda não se especializou no maturis, busque conhecimentos, pois o caminho percorrido na vida nos tornou mais exigentes e merecemos atenção às nossas singularidades. Vamos juntos, consumidores, prestadores de serviços e empresários ligados ao setor, dar a volta por cima deste período tão desafiador e muitas vezes frustrante que foi o ano 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s