Como faço para ajudar durante crise Covid-19 (Coronavírus) ?

Todos os grandes pensadores dizem que sairemos “do outro lado do túnel” de forma diferente. Os de bom coração, que querem ajudar, acham que sairemos mais humanos, olhando para os lados e vendo a fragilidade dos outros.  No início da pandemia muitos diziam que estávamos no mesmo barco. Hoje está claro que não. Estamos no mesmo mar revolto, porém alguns estão em iates, outros em jangadas, outros segurando algum tronco no meio do lixo da política.

O coronavírus virou uma briga de esquerda versus direita. Enquanto brigam contra uma coisa invisível tentando enxergar em cada ação um movimento partidário ou ideológico, a população sofre mais uma vez. Os hospitais que já estavam péssimos e incapacitados de atender a população agora têm que receber mais vítimas.

Felizmente tem gente se mexendo e ajudando no que pode. Grandes empresas com doações – segundo reportagem até agora já foram doados 2,7 bilhões, médios e pequenos empresários transformando seus negócios e muita gente arregaçando as mangas para fazer o que podem para ajudar.

O fotógrafo Marcelo Fonseca @photocarioca, está fazendo a cobertura fotográfica da evolução da Covid-19 (coronavírus), como a construção de novas covas e gavetas nos cemitérios, desinfecção de espaços e transportes públicos por batalhões especializados em  Defesa Química Biológica e Nuclear do Exército e Marinha e  de pessoas que arregaçaram as mangas para ajudar os menos favorecidos.

Como a que os moradores de algumas favelas fizeram para higienizar becos e ruelas. Incapacitados de fazer o isolamento social pela proximidade das moradias, eles resolveram sanitizar por conta própria. No Morro Santa Marta, liderados por Thiago Firmino, que também trabalha como guia de turismo na favela, amigos se juntaram para comprar equipamentos, EPI e produtos especiais. Mais informações sobre esta ação e como ajudar, clique aqui.

Vejam algumas fotos da equipe do Thiago em ação:

RIO DE JANEIRO (RJ), 10/04/2020 – SANITIZAÇÃO DAS RUAS DO MORRO SANTA MARTA/CORONAVÍRUS RIO- Primeiro dia de sanitização das rua do Morro Santa Marta em Botafogo com quartenário de amônio, mesma substância usada na China contra o covid-19, novo coronavírus.A ação é liderada por Thiago Firmino morador da comunidade, conseguiu todo material através de doações, está com um grupo de moradores voluntários, sanitizando as ruas da comunidade na zona sul do Rio de janeiro.(Foto: Marcelo Fonseca/Folhapress).


  1. Ficando em casa o máximo possível para não contaminar e não ser contaminado – definitivamente nossos hospitais não estão aptos a receber mais cargas.
  2. Doe sangue se puder
  3. Faça doações para instituição que você acredita – eu tinha feito uma lista, mas prevendo que uns iam achar de esquerda, outros de direita, resolvi me abster – existem muitas instituições sérias – escolha a que melhor se identificar.
  4. PARE as agressões nas redes sociais. Todo mundo está assustado. Ninguém tem a resposta correta. Aceite que a opinião do outro é diferente da sua.
  5. Ligue para seus parentes, conhecidos e amigos para “dar o ouvido”, as pessoas precisam desabafar. Deixem que xinguem o governo, a China, o morcego, o diabo a quatro, respire, ouça, dê alento.
  6. Se puder, continue pagando as pessoas que te ajudam, a escola, os cursos – quando sairmos de casa, eles precisam estar prontos para nos ajudar novamente.
  7. Faça orações, meditações, eleve o nível de energia, mande vibrações de amor e afeto.

Enfim, se cada um tirar algum tempo para pensar no próximo e não só na sua situação atual, poderemos sim, sair mais fortalecidos e humanos do outro lado da escuridão.

Estejam bem. Paz, amor e gratidão.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s