Aplicativos para idosos para período de quarentena do Coronavírus (Covid-19)

Com todo mundo preso em casa devido ao Covid-19, com restrição maior ainda para o público 60+ , os aplicativos tem sido a grande solução para resolver problemas do dia a dia e evitar uma fadiga mental maior que a necessária.

Foto por Marcus Aurelius em Pexels.com

Listamos alguns apps especialmente interessantes neste período desafiador mas que também pode oferecer algumas oportunidades para pensarmos e agirmos diferentes após a pandemia.

Veja também o post : Empodere-se na Palma de sua mão onde descrevemos vários apps interessantes.

Para diminuir a angústia e as dúvidas sobre a doença:


SUS CORONAVÍRUS  Informações oficiais e fatos – sem fakenews, sobre o coronavírus (Covid-19).  Esta é a plataforma oficial do Ministério da Saúde e traz informações sobre como:

  1. Encontrar unidades de saúde próximas da sua casa
  2. Conhecer os sintomas e os identificá-los o quanto antes
  3. Notícias atualizadas sobre a pandemia
  4. Dicas de higiene e de como se prevenir do coronavírus

Para matar a saudade durante o isolamento social:

WHATSAPP – O mais usados por todos, pois a maioria dos brasileiros já possuem este aplicativo instalado no seu telefone. Permite vídeo chamadas com até 4  pessoas.

SKYPE – Integrado a qualquer conta Microsoft ele é um dos apps mais usados nesta pandemia.  Consegue reunir até 25 participantes e o download básico é grátis. Existem opções pagas para quem precisar de outras funcionalidades.  

FACETIME – É gratuito , mas funciona apenas para usuários de aparelhos Apple. Permite a ligação direta entre iphones, ipads e macbooks, para até  32 pessoas em uma mesma ligação – basta ter o número de telefone ou email de contato do Apple ID do colega.

Foto por Lisa Fotios em Pexels.com

Comparativo entre demais plataformas:

ATUALIZAÇÃO EM 13/ABR/20: O aplicativo Zoom está sendo desaconselhado por diversos meios de comunicação como uma ferramenta que não oferece segurança para os usuários.

Para continuar cuidando da saúde física:

BP Watch-   Este serve para coletar, acompanhar, analisar  e compartilhar  anotações de pressão sistólica, diastólica, peso e pulso.  Calcula automaticamente o Índice de Massa Corporal (IMC) e ainda dá recomendações e lembretes personalizados pelo usuário. Pode gerar tabelas com os dados e compartilhá-las na nuvem para tranquilizar os familiares que estão à distância.

Caixa de Remédio –  O programa pode além de ajudar o usuário a não se esquecer de tomar os remédios na hora e quantidades certas fornecer informações e descrições  importantes dos medicamentos  lendo o código de barra. Especialmente úteis para os que ficaram sem ajudantes durante a pandemia.

Idoso Ativo–  Além de pegar sol todos os dias é fundamental continuar a se exercitar.  Este app oferece um guia de exercícios, com atividades específicas que não danificam as articulações. Oferece instruções e dicas de movimentos, com foco principalmente nos membros inferiores, na postura correta, no equilíbrio e no andar, a fim de melhorar as condições de mobilidade.

Manter a mente ocupada durante a pandemia:

Uma das grandes contribuições dentro destes tempos desafiadores, foi a colocação de milhares de cursos online gratuitos, que atendem todos os gostos

Veja neste  link as sugestões de 40 instituições, pela Catraca Livre. Com certeza alguma será justamente aquele curso que você queria a tempos fazer.

Para acalentar o coração de todos durante a solidão do isolamento social:

 Os prateados estão cada dia mais superando preconceitos e descobrindo que podem ser felizes e realizados no amor. Um bom período para iniciar com um gostoso bate papo e se evoluir, marcar um encontro pessoal depois que tudo isto passar.

Existem vários aplicativos e sites de namoro virtual, os mais populares na população 50+ ou relacionamento maduro são

Be2   Para utilizar a plataforma, é preciso cadastrar e-mail e senha, além de fornecer informações sobre o perfil que busca. A partir desses dados, serão apontados perfis compatíveis com o usuário.

Amor&Classe – Este app é pago,  mas tem um bom  sistema de compatibilidade. A pessoa tem que  responder um questionário com uma série de informações sobre o que procura,  construindo um  perfil com profundidade suficiente para encontrar pretendentes com um alto índice de compatibilidade. Também é obrigatório o uso de fotos.

Solteiros50também com análise de perfil, este app tem versão grátis.

Para receber em casa e evitar o aglomeração:

Rappi – app delivery, seja de comida, farmácia, mercado e até pet shop.

O Rappi tem parceria com vários estabelecimentos e garante entrega e pagamento com cartão de crédito, cartão de débito, Paypal, Sodexo, VR, Alelo, Google Pay ou em dinheiro

Uber Eats/ iFood

Em ambos os aplicativos, você pode navegar nos menus de restaurantes próximos e acompanhar seu pedido enquanto ele está sendo preparado em tempo real. Nesse período de quarentena, os apps estão inclusive enviando mensagens incentivando as pessoas a pedirem de negócios locais para ajudar estabelecimentos menores.

Espero que todos estejam bem, em casa se cuidando e cuidando dos seus e acima de tudo que mantenham uma postura positiva e confiante para viver ainda com mais desfrute de todas as possibilidades que a vida nos dá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s