O cientista ambiental mais importante do mundo faz 100 anos e continua um gênio. James Lovelock, criador da Teoria Gaia, acha que a inteligência artificial (IA) vai salvar o planeta.
Químico atmosférico que trabalhou para a NASA estudando outros planetas, ele afirmou nos anos 70 que a Terra era um sistema vivo, inteligente e auto-regulador, um “superorganismo” onde seres vivos e inanimados atuavam juntos para regular a atmosfera e criar a vida. Na época sua hipótese (desenvolvida junto com a microbiologista Lynn Margulies) foi taxada de bobagem new age, e rechaçada por vários cientistas e até teólogos. Hoje, está plenamente confirmada por estudiosos da teoria dos sistemas e complexidade, como Fritjof Capra, Humberto Maturana e Stephen Harding, tendo se tornado a pedra fundamental do moderno ambientalismo.
Foi Lovelock quem conseguiu medir e comprovar que os CFCs eram responsáveis pelo buraco na camada de ozônio, utilizando um equipamento que desenvolveu na cozinha de casa e sua observação intuitiva da ação humana sobre as mudanças no clima. Isso resultou no banimento dessa substância e na eliminação quase total do buraco em poucos anos.

De personalidade encantadora, Lovelock acha a atmosfera de Marte horrenda e não entende por que os humanos teriam interesse em viver lá; acredita que a Terra é o único lugar do cosmos onde há vida inteligente, mas gostaria que provassem estar errado; diz que o nosso planeta estaria mais quente sem a presença do ser humano, mas como a atmosfera está realmente esquentando, isso nos deixa muito vulneráveis à extinção e precisamos barrar urgentemente os combustíveis fósseis para frear esse aquecimento. Senão ficaremos inabitáveis como Venus, onde faz 100oC e não há umidade.

No seu recente livro “Novacene – the coming age of hyperintelligence”, Lovelock deposita esperança na capacidade da IA em compreender a complexidade do funcionamento do planeta e assim disparar providências, como já é realidade para o computador superinteligente do Google #AlphaGo. A IA criará ciborgues, cujo interesse em sobreviver neste planeta se alinhará ao da humanidade na preservação da Terra.
Ele também acredita no poder da #geoengenharia , com suas mega-soluções tech, como a tela reflexiva gigante da NASA, que consegue refletir até 1% dos raios solares que atingem e aquecem a Terra.
Essas afirmações te soam como mais uma bobagem futurista? Bem, foi isso que pensaram lá atrás das ideias de Lovelock!
Foi muito bom chegar no seu blog!
Que seja uma fonte de boas energias sempre!
CurtirCurtir