
A Prevent Senior foi o primeiro plano de saúde a acreditar no potencial de atender exclusivamente o segmento dos maturis, indo na contramão do setor – aumentar cada vez mais o preço conforme a idade avança, porque velho fica doente e dá despesa para a seguradora.
Eles começaram com pessoas acima dos 49 anos, e uma mentalidade de prevenção ao invés de tratamento. Desburocratizaram os procedimentos, e seus preços ficavam bem abaixo dos concorrentes, já que dispunham de hospitais próprios (super bem equipados), apesar de estarem restritos a uma rede de atendimento apenas em S.Paulo. Me tornei cliente deles em 2018, e trouxe meus tios também para a empresa.
“Quem inventou que tratamento eficaz tem que ser frio e distante?”, é a frase que se lia no site da Prevent Senior em 2017, com todos os seus 190 mil associados acima dos 49 anos, sendo 88% acima de 60. Na contramão do mercado, a empresa é extremamente lucrativa, porque soube se estruturar com qualidade e profunda compreensão das necessidades desse perfil de cliente.
A frequência de uso dos planos pelos idosos é oito vezes superior ao mercado, mas tem custo menor. A maioria sobrecarrega as seguradoras indo várias vezes ao médico para ocupar o tempo. O que fez a empresa? Colocou psicólogos nas unidades para conversarem com os clientes e oferece várias atividades sociais, realizando um forte trabalho de prevenção de doenças.
Em sua rede própria de hospitais, laboratórios e clínicas (fora a rede credenciada), é visível o investimento no treinamento da equipe: cordialidade, proatividade em atender, sistemas desburocratizados e associados tratados pelo nome – pelas recepcionistas e até nos monitores das senhas de chamada. Os exames são rigorosamente pontuais e a maioria dos resultados entregues de imediato.
Para proporcionar uma boa experiência aos idosos, a Central de Atendimento foi 100% humanizada, sem filas de espera e retenção de chamadas, graças ao investimento em um novo software, que segmenta as demandas e direciona o cliente para o agente mais indicado. A qualidade dos atendimentos é monitorada e a mudança de cultura dos agentes foi trabalhada com intenso treinamento.
Não por acaso, a empresa se declara especialista em pessoas, com “paixão por cuidar”, e vem crescendo em lucro, base de clientes e reputação a cada ano. O sucesso foi tanto que flexibilizaram a idade mínima, para abraçar os familiares mais jovens dos segurados.
Na contramão do mercado de seguro-saúde, a Prevent Senior é lucrativa porque soube compreender seu cliente e entregar qualidade humanizada.

Já dava para desconfiar que teriam planos de se tornar nacionais, pois fizeram marketing nas últimas duas edições do Rock in Rio. E assim estão expandindo, chegando ao Rio de Janeiro no final deste ano.
Agora, acabam de lançar 3 historinhas super inspiradoras de clientes, a Cida, a Ana Laura e o Eduardo. Viajar sozinha, correr maratona e tornar-se Chef empreendedor foram sonhos que esses maturis conquistaram.
A economia prateada mostra mais uma vez sua força, e todas as empresas que se organizarem com criatividade e competência para atender esse segmento, só tendem a prosperar.