Unilever abraça o mercado prateado

Desde a campanha “Real Beleza” da Dove no final dos anos 90, a Unilever já sinalizava que seu negócio é quebrar estereótipos. Suas modelos vinham em todas as formas, tamanhos e idades, mostrando corpos gordinhos, sardas, pintas, diferentes etnias e texturas de cabelo. Mesma linha que a Natura já tinha adotado com as campanhas “Mulher Bonita de Verdade” de Chronos, onde até minha mãe de 60 e poucos anos fez parte do casting.

“Nossos Senhores Estagiários”, segundo a Unilever

Agora a empresa bota pra quebrar com iniciativas que estão declaradamente alinhadas com a Economia Prateada (ou da Longevidade, ou Silver), que usa a hashtag #UnstereotypeAlliance (algo como aliança contra os estereótipos). Primeiro, abriu um processo seletivo no Brasil para contratar estagiários 55+, que ajudarão a entender mais sobre a pluralidade dos seus consumidores e a gerar uma Unilever melhor.

Lá fora, colocou a famosa modelo de 97 anos, Iris Apfel, para estrelar a campanha dos sorvetes Magnum, dentro do projeto Never Stop Playing. Um ícone da moda, ela conta um pouco da sua trajetória no filme da marca.

A Unilever nada mais faz do estar antenada com a nova realidade. No mundo inteiro a pirâmide etária está se invertendo, e as empresas precisarão compreender as demandas e sonhos desse consumidor que levou uma vida usando seus produtos, mas que passa a ter novas necessidades – produtos e serviços adaptados às dificuldades e particularidades que a idade traz. Se a intergeracionalidade é o novo desafio dos RHs nas empresas, o mercado prateado será a nova fronteira do marketing e da comunicação corporativos.

1 comentário

  1. Pingback: CINZA PODEROSO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s