Projeto aposentadoria

Você já se preparou para ela?

Segundo um estudo do Instituto Locomotiva , 20% da população 50+ teme a falta de dinheiro nos anos futuros.  Eu acho que esta preocupação deve ser de todas as idades, mas quando se é mais jovem, a esperança, a força de trabalho e o entusiasmo faz com que tudo pareça mais fácil.

 À medida que envelhecemos, o mercado de trabalho  vai ficando cada vez mais restrito, e com a reforma de previdência ocupando páginas de jornais e horas na televisão a preocupação fica mais forte.

Além disto, o mercado de trabalho mudou faz tempo. A onda da pejotização pegou muita gente. Muitas pessoas ao meu redor deixaram de ter carteira de trabalho: as empresas pediram que abrissem uma Pessoa Jurídica. Com isto, muitas deixaram de ter suas contribuições previdenciárias em dia e com  a ideia que o INSS não supriria suas necessidades, simplesmente deixaram de contribuir ou contribuíram com o mínimo.  

Do outro lado, temos as previdências privadas. Algumas pessoas levaram um susto nos últimos anos. Quem investiu na  Capemi    de renome na época , ficou a ver navios quando faliu. Colegas do trade que trabalharam na Varig  e tinham proventos da Fundação  Rubem Berta, ficaram anos sem receber por causa do rombo da empresa, que só foi resolvido na justiça ano passado; Patricia Sá investiu durante anos na Previdência  Privada Icatu-Hartford, uma super marca, e depois de 10 anos pagando, quando pediu uma simulação  teve uma grande decepção  ao ver que as taxas de administração  e carregamento e a falta de orientação para  mudar para  faixa correta haviam “comido” a rentabilidade. O valor que  iria receber seria  menos do que pagava mensalmente, com isto, ela resolveu liquidar logo e investir em outra coisa.  

“Oi, meu nome é Bettina , eu tenho 22 anos e um milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”.

Para quem não sabe esta propaganda virou meme nas redes sociais. Tem gente de todo lado tentando aproveitar as incertezas do caminho. E eu infelizmente, tampouco tenho dicas sensacionais para dar.

Porém, estando ligada no assunto, tenho visto algumas sugestões interessantes: buscar uma fonte extra de renda, ligada ao propósito de vida e  não  esquecer da qualidade de vida.  Pode ser que um hobby vire  uma fonte complementar de renda: aeromodelismo, artesanato, comidas especiais. Quem cuida dos netos e/ou dos pais mais idosos, pode considerar oferecer este serviço a terceiros. Pode ainda fazer novos cursos para iniciar uma nova atividade.

Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae sobre o perfil do potencial empreendedor aposentado, ficou evidente a disposição para empreender entre aqueles que estão chegando à aposentadoria: 1 a cada 10 pretende empreender nos próximos dois anos. Seja para aumentar a renda da família, seja para ocupar o tempo livre que os espera.  

O Sebrae tem uma área específica de como empreender na aposentadoria, com dicas, sugestões, cursos e assessoria. Nós já tratamos desde assunto aqui no post Há Vagas para Maturis?E no Vai com tudo, Dona Sandra!

Temos como um exemplo lindo, nossa amiga VeraClau Waissman, ex-executiva de grandes empresas e professora universitária,    criou a  Comida davera  uma indústria artesanal de delícias saudáveis, sem glúten, sem lactose, sem ovo, sem corantes e/ou aditivos artificiais. Comida como meio de expressar e compartilhar amor, cuidado, saúde e valor.

 

E você? Como está se preparando? O que já fez? Compartilhe conosco suas reflexões e sugestões.

1 comentário

  1. Adoro organizar.
    Sinto me Feliz, em ver tudo em seus lugares, sendo realmente utilizados!
    O acúmulo de coisas, prende a energia do novo!
    Então, criei minha página, Christyorganiza, com magia , foco e determinação, vou organizando a csa de clientes que se tornaram grandes amigas.
    Muitas ,tenho contato com o brechó da stella, que fica na lopes Quinta, então minhas clientes ficam Felizes, pois no movimento de organização, separamos , o que é para doar, vender, consertar!
    Até moveis!
    Organizo tudo , remédios, dispensa, livros, tudo, é uma energia maravilhosa!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s