Amizade como fator de longevidade

Um estudo conduzido pela pesquisadora Julianne Holt-Lunstad, da Brigham Young University, nos Estados Unidos, revelou que a amizade é um fator mais importante que parar de fumar e beber para a longevidade, contribuindo em até 50% de chance a mais de uma vida longa e saudável.

Por outro lado, sempre ouvimos que é muito difícil fazer amizades novas depois dos 50. Será?

O que eu percebo é que as pessoas estão ficando muito intolerantes, e não só com a lactose (desculpa aí, mas este assunto tem mexido comigo..rs). Basta ver a quantidade de amizades desfeitas pelas posições politicas nos últimos anos.

E não se trata apenas de parar de seguir nas redes sociais, muitas amizades se romperam definitivamente. As pessoas estão se fechando em nichos de pensamentos e estilos de vida.

Recentemente olhando num aplicativo de paquera me surpreendi com as exigências dos possíveis candidatos: um dizia que só se relacionava com as pessoas de pensamento de direita, o outro colocou uma lista de pré-requisitos: surf, meditação, trilha, yoga, natureza, tatuagem, rock, arte, esporte, viajar, cinema, um bom vinho e sair descalço… (só isto? Pensei)  Eu não sei se as pessoas querem conhecer outras pessoas ou se amar no espelho.

Eu adoro conhecer e me relacionar com gente diferente. Puxei isto do meu pai. Quando ele morreu foi uma surpresa ver tanta gente no velório, de idades e gostos tão variados, todos amigos saudosos de seus papos.

Minha roda de amigos é bem variada: patricinhas, roqueiros, doidinhos, executivos, freirinhas, ateus, adolescentes, esportistas, sedentários, idosos, sobrinhos de várias gerações e por aí vai. De profissões então, as mais diversas.  Acho uma delícia pessoas com repertórios tão diferentes. Tenho amizades de mais de 30 anos, e tenho amigos feitos recentemente.

A amizade contribui até 50% a mais de chances de uma vida longa e saudável.
Eu em um dos meus longos papos com a Irmã Anastácia.

E aceito as pancadas que recebo por pessoas que tem pensamentos e posições políticas diferentes das minhas e que não sabem ouvir uma controvérsia. Me faço de surda…não vale a pena discutir e se desgastar por tão pouco. Se quiser uma conversa onde cada um possa colocar seu ponto de vista e enriquecer com isto, ótimo, se não, você grita daí que eu ignoro daqui.

Amigos não cobram, apenas convidam e aceitam convites, mas respeitam a escolha de alguém que lhe é tão importante e que não pode estar junto quando você quiser e puder. E quando se afastam e se reencontram é como se tivessem estado juntos a muito pouco tempo. E o novo encontro é tão gostoso que você decide fazer um esforço a mais para que novos encontros aconteçam.

E para quem está pensando em aumentar seu circulo de amizades eu recomendo novas atividades: um esporte, um curso novo, uma descoberta de habilidades diferentes, estes laços conseguidos aí, podem evoluir para uma amizade sincera.

Mesmo sabendo que amizade é diferente do coleguismo, é importante que haja interação social.

Saia de casa e se exponha, aceite as diferenças e brinde com seus novos amigos.

Afinal queremos morrer jovem o mais tarde possível, certo?

Conte para gente, o que você faz para conhecer gente nova e ampliar seu círculo de convivência social?

Amizades recentes adquiridas nas aulas de natação.

5 comentários

  1. Eu, adoro dar Bom Dia! Para todos!
    Agradeço, a todos!
    Sou assim, é assím que gosto de ser,
    Vou a praia, converso, observo, admiro
    Vou tomar um café, logo uma conversa surge
    Na igreja, na academia, com vizinhos, adoro !
    Sou de Família grande! De Gente que gosta de gente, é claro ,somos diferentes, e aprendemos a respeitar e trocar, desde cedo, então Eu sou eclética, diversificada!
    Tenho uma vida de superação e Fé!
    Agradeço a Deus!
    A cada dia um desafio, vou procurando ajuda , agradecendo sempre , A presença Divina em minha vida!
    E gente, meus desafios são muitas vezes assustadores, rsrsrs
    Obrigada, por estar aqui!
    Estou adorando !

    Curtir

  2. SBLara, querida amiga, e de longa data, adorei! Texto muito bem escrito com a verdade das verdades. Vejo exatamente desta forma e também sou meio de sair conversando com todos, sempre bom conhecer outros modos de viver e pensar, que está nas pessoas. Super bacana suas palavras, parabéns! Grande beijo e saudades! Longe (nem tanto assim…), mas sempre junto do coração!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s