Um cineasta no outono da vida e dando frutos maduros

Contribuição de Luiz França Reis*

O que você faz quando percebe que envelheceu e a saúde abandonou seu corpo deixando, de quebra, sequelas ?

Pior que isso é acordar diariamente, sabendo que sua mente já atingiu o ápice, em obras que o tornaram famoso, mas o caminho a partir daí é o declínio.

Há, ainda, a questão do tempo … as reminiscências do que se foi e a incerteza sobre o que ainda lhe resta.

Numa obra de tom declaradamente autobiográfico, Pedro Almodóvar reflete sobre estes temas de uma forma poética e, simultaneamente, madura: ora revisitando seu passado, sob a encantadora forma de um menino (Asier Flores) com sua mãe (Penélope Cruz), ora no presente, representado por Antonio Banderas, o ator que mais trabalhou com o cineasta. Há muito caráter, aliás, na decisão de carreira de Almodóvar em permanecer filmando na Espanha … e em reconduzir seu ator-símbolo ao país nativo. Banderas, contido e soberbo como há muito não se via, mereceu amplamente o prêmio de melhor ator em Cannes.

Em DOR E GLÓRIA, o outono da vida se faz presente: sem a explosão de outrora, as cores na tela (especialmente o vermelho nos cenários) ainda são marcantes e as roupas, menos extravagantes e mais convenientes.

O presente acolhe as lembranças do passado e usa o tempo como um pacificador de mágoas, em lindos reencontros com o início da sexualidade e, possivelmente, seu fim.

E Almodóvar, que girava em falso com sua triunfal mas desgastada fórmula de cinema exagerado e “à beira de um ataque de nervos”, encontra uma nova forma de prosseguir…

A maturidade, como pessoa e cineasta.

Como cunhou, de forma definitiva, Fernando Pessoa: 
“O que fica do que passa, 
O amarelo atual, que as folhas vivem … 
e as tornam diferentes.” 

(*) LUIZ FRANÇA REIS é engenheiro de formação, vendedor de profissão e escritor de coração. Aos 51, está naturalmente cheio de boas ideias, muita curiosidade e amor pela vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s