Quem somos os “Cinzas Poderosos”?

Reexaminando minha história e em fase de compreender quem sou dentro deste turbilhão de mudanças que ocorrem na envelhecência, busco referências em estudos e dentro do meu círculo de amizades prateadas.  

Somos parte do nicho de mercado crescente, batizado  de “Silver Economy”. (Silver, de cabelos platinados), também chamado de  “Grey Power” , que eu traduzi livremente como Cinza Poderoso. 

Alguns de nós já com os filhos formados, possuem imóvel e/ou estão com a vida estabilizada, motivados a aproveitar a vida, contribuir socialmente e profissionalmente com a sociedade, tendo como valores  a solidariedade e a justiça. A maioria das empresas, no entanto, ainda voltam seus olhares aos Millenials (19 a 35 anos) e não àqueles com mais de 48 anos.

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer, em 2019, é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens.

No entanto, quando nós nascemos, as pessoas de 50 anos ou mais já eram velhas.  A imagem dos avós como idosos ainda é forte e não se encaixa em nossa autoimagem. Ser chamados de senhor e senhora ainda causa estranhamento. Temos energia para viver muitas aventuras, mas percebemos que nossas causas, medos e joelhos já não são os mesmos.

Fiz uma pesquisa rápida entre meu círculo de amizade. Longe de ser científica, apenas querendo entender se havia pontos em comum, já que convivo com pessoas muito diferentes entre si, seja do ponto de vista financeiro, de escolaridade, histórias e de interesses.

Gentilmente, 22 pessoas responderam.  80% disseram com palavras bem parecidas, que seu maior medo é ficar doente, perder mobilidade, depender de alguém física e financeiramente.

Quando eu fiz a pergunta “Você tem medo de que?” eu achava que iriam aparecer coisas como: altura, barata, lugar fechado, ou alguma fobia qualquer. Mas as pessoas estão realmente pensando numa velhice próxima.

Por outro lado, queria saber o que sonhavam: 10 pessoas relacionaram seus sonhos a algum tipo de viagem e 5 com algum trabalho social. Portanto entendo que estamos olhando porta fora.  Queremos interação com o outro. Conhecer outras culturas foi o maior motivo relacionado para viagem, com 9 citações espontâneas sobre gastronomia como fator de interesse. Europa liderando como continente desejado, mas muito disperso quando falamos de países.

Estão surgindo produtos e serviços que atendem às mudanças físicas e psíquicas que afetam nossa  tomada de decisão, que atendem essa nova etapa de vida, atrelados ao pagamento de um financiamento imobiliário, “desmamar” as crianças, em alguns casos, o divórcio ou a mudança de parceiro, hábitos envolvendo sono, nutrição, exercícios, e principalmente aproveitar a vida.

No entanto, essa geração tem como forte marca uma variedade enorme de comportamento e não é mais aquele consumidor do final do século XX, a diferença latente entre gerações está ficando menos significativa, graças à ajuda da internet e dos dispositivos mobile que se tornaram verdadeira extensão de nosso corpo e memória.

Ainda temos “muita lenha para queimar” e as empresas que forem inteligentes  vão querer entender, contratar e criar produtos e serviços para nos atender.

As cinzas poderosas Maria Jose Moscardi Bednarczuk ; Fernanda Ghetti Rodrigues ; Ana Claudia Nery e Karla Leite comemorando meu 54º aniversário.

Se você gostou do assunto, clique em seguir.

6 comentários

  1. Adorei os posts. Sim, temos muita lenha para queimar!
    E depois q revisitei meu passado, através de 30 anos de diários, libertei minhas lembranças. Hoje me sinto uma pessoa com muito mais futuro do q passado.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns pelo post tia Simone. Espero que todas mulheres poderosas como vocês sigam este blog. E vamos que vamos porque tem muito por vir, vivermos e curtir nesse mundão! 😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s